quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Realizado primeiro Curso de Métodos para Projeto de Restauro - Projeto Preservar



O Projeto Preservar realizou a primeira edição do Curso de Métodos para Projeto de Restauro nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2017, no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, em Novo Hamburgo.
As aulas trouxeram abordagens teórica e prática sobre os métodos para projetos de restauro do patrimônio edificado, tendo como público-alvo, profissionais de Arquitetura e Urbanismo que desenvolvem ou pretendem desenvolver projetos de intervenção, em especial em imóveis situados no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

No primeiro dia de oficina (22/09), a arquiteta Karen Kussler, parceira na produção das Oficinas do Projeto Preservar, abriu o evento e desejando boas vindas aos participantes. Em seguida o arquiteto Jorge Stocker Jr. (imagem 3) iniciou as atividades abordando os aspectos conceituais e teóricos do campo do patrimônio cultural, conservação e restauro, debatendo as questões sobre autenticidade e também subsídios para pesquisas históricas.
Os participantes foram organizados em grupos para desenvolvimento de atividade prática, com a distribuiu de conjuntos de fotos históricas de edificações icônicas em Hamburgo Velho. Cada grupo deveria identificar a evolução e transformações realizadas durante a existência de cada edificação e relacionar com os conteúdos apresentados até então.

No segundo dia de oficina (23/09) os participantes dividiram-se em grupos para análise da Carta de Veneza (1964), orientados pela da Arq. Me. Suzana Vielitz, de Oliveira (imagens 4 e 5). Ao final do processo, em que os grupos se revezavam na leitura dos trechos, os participantes construíram um resumo colaborativo da Carta, que traz orientações básicas para os processos de intervenção em bens e sítios históricos. Na segunda parte da manhã, o Dr. Markus Wilimzig compartilhou seus conhecimentos sobre Patologias em Edificações Históricas. Apresentou os tipos diferentes de patologias, a metodologia de identificação e os possíveis métodos para recuperação de materiais para restaurações.

Ainda no mesmo dia, na parte da tarde, a Arq. Suzana apresentou etapas ou métodos para elaboração de diagnósticos, apesentando  dez medidas que  precedem um projeto de restauro. Por exemplo: a necessidade de elaboração de  levantamentos históricos e cadastrais e levantamento de danos, dentre outras abordagens que permitem fundamentar e qualificar qualquer intervenção de restauro de edificações.
Após esta explanação e exemplificação, os grupos de participantes realizaram um levantamento simplificado de danos - atividade prática que teve por objeto a casa "Wagenhalle", antiga escola evangélica, situada no Centro Histórico de Hamburgo Velho. A atividade foi orientada pelos ministrantes do curso, Me. Arq. Suzana Vielitz de Oliveira, Dr. Markus Wilimzig e Arq. Jorge Luís Stocker Jr.

No último dia de oficina (24/09), os grupos foram convidados a apresentarem os resultados obtidos nas atividades práticas. Iniciando a apresentação do levantamento de danos de cada cômodo da casa e da área externa, sendo todos os resultados obtidos discutidos pelo grande grupo. 

Em seguida, os grupos fixaram em varais as fotos recebidas no primeiro dia de Oficina, organizando-as em ordem cronológica, apontando aspectos observados de alteração nas edificações ou no contexto urbano conforme cada registro fotográfico. Exercitando a investigação histórica e de auferição de autenticidade que deve ser realizada para embasar as decisões projetuais.

O grupo concluiu os trabalhos da oficina, após três dias  intensos de aulas teóricas, experiências práticas, trabalhos em grupo e muitas discussões, somando 16 horas de atividades. Os participantes presentes neste dia receberam um certificado de participação. O projeto Preservar: Métodos pata projeto de restauro, com o proponente WO-Projetos, Arquitetura e Restauro Ltda, foi um dos projetos contemplados com financiamento pelo edital FUncultura 2016 da Secretária Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.










 



Nenhum comentário:

Postar um comentário